IGREJA NOSSA SENHORA DA PIEDADE DE IGUAÇU - 300 anos de História


Localizada à mar­gem direita do rio Iguaçu, a Igreja de N. Sra. da Piedade teve sua origem na capela que o alferes José Dias de Araújo, mandou construírem sua casa, no ano de 1699.
No princípio foi a ca­pela. Simples e escon­dida na bonita paisagem, ela testemunhou a fé católica dos primeiros colonos de Iguaçu. Era o lugar para as orações diárias, ladainhas, nove­nas e festas da pa­droeira. As celebrações dos sacramentos eram feitas nas missões e desobrigas.
Em 1751,o bispo do Rio de Janeiro, D. Frei António do Desterro, concede ao povo de Iguaçu a honra da adoração do Santíssimo na Igreja de N. Sra. da Piedade de Iguaçu Foi criada a paróquia em 24 de janeiro de 1755, sendo seu primeiro pároco João Furtado Salvador de Mendonça. Além da administração dos sacramentos, pé. João realizava a cura da alma. Na prática, a cura da alma era o que hoje chamamos de pastoral, e compreendia a pregação, o ensino da doutrina cristã, a missa dominical, o cuidado com o templo e "o remédio das necessidades dos pobres".
Feita de pau-a-pique, a igreja, com o tempo, começou a ruir. Em 1760, o povo começou a construir uma nova igreja, de majestosa arquitetura, na opinião de Monsenhor Pizarro, o visitador apostólico de 1795. Esta obra durou 33 anos.
Hoje, a torre do campanário é o que resiste da Igreja de N. Sra. da Piedade de Iguaçu. A bonita torre clama por uma restauração. É o marco inicial da Igreja em Iguaçu. Foi palco de grandes acontecimentos históricos.
Você pode visitá-la e aproveitar para conhecer a antiga Vila Iguaçu. Vá pela estrada Vila de Cava-Tinguá e, após a Fazenda S. Bemardino, perguntar aos moradores onde fica Iguaçu, a antiga.
A restauração da torre é um belo presente para N. Sra. da Piedade, que durante 300 anos abençoa e protege a nossa baixada.

Antônio Lacerda de Meneses – Historiador e estudioso da História da Baixada Fluminense
Fonte: Jornal CAMINHANDO – informativo da Diocese de Nova Iguaçu – ano XV – n.o 107 – maio/1999

Nenhum comentário: