A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TINGUA - CRIAÇÃO

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi criada por decreto diocesano em 1970. Abaixo, podemos ler esse decreto:
.
Decreto 3/40 cria a paróquia de N. Sra. da Con­ceição, do Tinguá (Nova Iguaçu)

Para atender a população cada vez mais nu­merosa de nossa área pastoral, o bispo diocesa­no, com o conselho presbiteral, decidiu criar a paróquia de N. Sra. da Conceição, do Tinguá, com território desmembrado integralmente da pa­róquia do Parque Flora.
São estes os limites:
Ao Norte, parte do cruzamento do rio Santana com os limites do município de Nova Iguaçu e segue os limites deste município com os muni­cípios de Paracambi e depois de Miguel Pereira.
Ao Oeste, continua seguindo estes limites até encontrar o rio Iguaçu.
Ao Sul, confrontando com a paróquia de N. Sra. das Graças do Parque Flora, segue o curso do rio Iguaçu até seu cruzamento com a Estra­da de Ferro Linha Auxiliar Rio Douro.
Seguindo a referida estrada de ferro, descreve um semicírculo de l km em torno dos povoados de Adrianópolis, Rio d'0uro e Santo António, in­cluindo-os.
Daí a l km depois da estação de S. Antônio, confrontando com a paróquia do Senhor do Bon­fim, de EngenheiroPedreira, segue em reta e seca até à ponte de E.F.L. sobre o rio S. Pedro.Daí ao Leste confrontando com a paróquia de N. Sra. da Conceição de Japeri, segue em reta e seca até encontrar o rio Santana que era o ponto de partida.
Padroeira da nova paróquia e da matriz e Nossa Senhora da Conceição, com festa prin­cipal no dia 8 de dezembro.
Aos paroquianos do Tinguá peço colaborem com as religiosas que regem a paróquia. Elas vieram de longe, da Suíça, para prestarem seus serviços ao povo do Tinguá. Daí por que, em vista dos benefícios que trarão, todos procurem aju­dá-las nas obras da Igreja e mantê-las digna­mente. Lembro que a paróquia de N. Sra. da Conceição do Tinguá é a primeira paroquia de nossa diocese que é oficialmente confiada a religiosas.
Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Será lido no ato de instalação da paróquia, lançado no livro do tombo, explicado ao povo e arquivado.

Catedral de Nova Iguaçu, 26 de março de 1970
+ Adriano, bispo diocesano
Mons. Arthur Hartmann, vigário geral
P. João de Nijs, M.S.C., coordenador de pastoral
.
NOVOS LIMITES
Em 1978, com a criação das Paróquias de Santa Rita e de São Sebastião, seus limites foram alterados, conforme lemos no decreto abaixo:
.
DECRETO 29/78: Estabelece os NOVOS LIMITES da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tinguá.

Considerando que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tinguá teve seus limites modificados por criação das Paróquias de Santa Rita, do Bairro Santa Bita, e São Sebastião, de Vila de Cava, o Bispo Diocesano com seu Conselho Presbiteral (Sessão de 22/08/78), ouvidos todos os interessados, resolveu estabelecer, como de fato estabelece pelo presente Decreto, a referida Paróquia os seguintes limites:
A Oeste, partindo da Estrada que liga Vila de Cava a Adrianópolis pelo leito da antiga Estrada de Ferro Rio d’Ouro, no ponto onde se encontra com o Rio Iguaçu (entre Adrianopólis e Jardim Cachoeira) so­be em linha reta imaginária até atingir a divisa dos Municípios de Nova Iguaçu e Miguel Pereira, perto do nascente do Rio Santana, confrontando com a Paróquia de Santa Rita do Bairro Santa Rita.
Ao Nordeste, acompanha os limites do Município de Nova Iguaçu, confrontando com os Municípios de Miguel Pereira e Duque de Caxias (Dioceses de Valença e Petropólis respectivamente) até encontrar o Rio Iguaçu.
Ao Sul, sobe o curso do Rio Iguaçu até encontrar a Estrada Vila de Cava-Adrianópolis ou antiga Estrada de Ferro Rio d’Ouro, que foi o ponto de partida. Confronta por este lado com a Paróquia de São Sebastião de Vila de Cava.
Este Decreto entra em vigor no dia de sua publicação. Será li­do perante a Comunidade Paroquial e lançado no Livro de Tombo.

Catedral de Santo Antônio, 23 de agosto de 1978.
.
Dom Adriano Hypolito
Bispo Diocesano

Nenhum comentário: