IRMÃS DE CARIDADE DA SANTA CRUZ



Antônio Lacerda de Meneses
Um pouco da história da Congregação

O Instituto das Irmãs de Caridade da Santa Cruz foi fundado por Frei Teodósio Florentini, OFMcap (1808-1865) e Madre Maria Teresa Scherer (1825 - 1888) em Ingenbohl - Suíça, em 1856. Após a morte inesperada de Frei Teodósio, Madre Teresa assumiu com coragem e determinação a Congregação com suas inúmeras obras sociais, mantendo sempre a esperança, a fé e a caridade. Madre Maria Teresa, após um sofrimento doloroso, porém aceito e assumido com paciência, faleceu com fama de santidade, em 1888. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 29 de outubro de 1995. Hoje seguindo o exemplo de sua fundadora, são quase 4.600 Irmãs de Caridade da Santa Cruz, presentes em vários países, atuando em comunidades carentes, escolas, hospitais e no campo da assistência social.

Dos Alpes da Suíça para Serra do Tinguá: Presente para Nova Iguaçu

Em 1970, no dia 15 de fevereiro - precisamente data de morte do fundador do Instituto das Irmãs de Caridade de Santa Cruz - Dom Adriano e o Pé. Florêncio de Bock, SSCC, que há mais de 10 anos atendia o povo de Tinguá, concelebraram a Santa Missa, na qual foram empossadas as Irmãs Teresa, Boaventura e Solange. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Tinguá, seria criada oficialmente no dia 26 de março, 10° aniversário da fundação da diocese. Em Tinguá, as Irmãs da Santa Cruz serviram durante 25 anos. Coordenando a paróquia, servindo como evangelizadoras, enfermeiras, assistentes sociais, organizando o povo nas lutas populares, num compromisso total com o povo. Bem dentro do espírito da fundadora, Madre Maria Teresa, que dizia: "Total­mente para o crucificado e, por isso, como representante de Cristo, totalmente para o próximo". Até hoje o povo de Tinguá sente a transferência de suas Irmãs.

Irmãs Regentes de Paróquia: O Pionerismo das Irmãs da Santa Cruz

Tinguá foi a primeira paróquia de nossa diocese confiada à religiosas, e as Irmãs da Santa Cruz foram as pioneiras nesta bonita experiência de Irmãs Regentes de Paróquia, onde religiosas assumiam a coordenação da paróquia e contavam com a cola boração de um padre assistente. Mais do que a falta de padres a motivação dessa experiência é a co-responsabilidade de todos os cristãos e a vocação especial da religiosa como sinal mais claro do Reino de Deus.

Na Paróquia de Santa Rita: Novos Desafios

No dia 3 de março de 1974, Dom Adriano instalou oficialmente a nova paróquia de Santa Rita, no bairro de Santa Rita, e empossou as Irmãs Regentes: Julita (coordenadora), Ana e Flurina. Numa modesta casa alugada, come­çaram sua nova missão na vastíssima paróquia. Acompanhando e formando novas comuni­dades, com suas lideranças e conselhos comunitários, alfabetizando adultos com o método Paulo Freire, defendendo os direitos dos trabalha­dores das fábricas... Aos poucos, as Irmãs iam humanizando uma região tão abandonada pelo poder público.

Nossa Gratidão

A Casa-Mãe da Congregação está localizada em Ingenbohl, na Suíça. De lá partiu a decisão para assumir a missão em Nova Iguaçu; as orações e ajuda financeira para diversas obras da Diocese, como o Centro de Formação, a Casa de Oração, o Seminário Paulo VI etc. Por tudo isso, nós somos gratos às nossas Irmãs da Santa Cruz pelo carinho e dedicação à causa da evangelização e libertação do nosso povo.

Fonte: jornal CAMINHANDO - informativo da Diocese de Nova Iguaçu – ano XXI – n.o 179 – outubro/2005- p. 10

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha paróquia também foi administrada pelas Irmãs de Santa Cruz...! Quanta saudade.