Turismo Histórico-Religioso na Diocese de Nova Iguaçu

Antônio Lacerda de Meneses

No dia 15 de janeiro último a cidade de Nova Iguaçu completou 170 anos. Foi criada como Vila de Iguaçu em 1833. É um bom motivo para co­nhecer e se envolver com seu património histórico.
Localizada à margem direita do rio Iguaçu, nu­ma planície circundada de pequenos morros, a Vila de Iguaçu teve sua origem no povoado sur­gido entorno da capela de N. Sra. da Piedade, construída em 1699. No princípio foi a capela. Feita de pau-a-pique e escondida na bonita pai­sagem, ela testemunhou a fé dos primeiros colo­nos de Iguaçu. Era o lugar para as ladainhas e festas da padroeira. A celebração dos sacra­mentos eram realizadas durante as missões e desobrigas. A capela de N. Sra. da Piedade do Iguaçu estabelecia na nova terra uma referência e garantia uma continuidade. Assim sacraliza-vam com os símbolos católicos da cruz e do sino, a terra antes ocupada pelos índios Jacutingas.
Em 1704 é aberto o Caminho Novo das Minas, favorecendo os povoados da Baixada. Situada na rota do ouro, Iguaçu prosperou e em 1719 é elevada a fre­guesia (distrito). O alvará régio de 24 de janeiro de 1755 deu a paróquia à natureza perpétua. Sendo seu primeiro pároco João Furtado Mendonça.
A freguesia de Iguaçu será beneficiada pela Estrada Real do Comércio, inau­gurada em 1822. A estrada vai reativar o comércio e movimentos nos portos do rio Iguaçu. As mercadorias para consumo da Corte e o café para o mercado estrangeiro eram transportados por tropeiros até os movimenta­dos portos do rio Iguaçu. Durante o ciclo do ca­fé, Iguaçu não se destacou como produtora; po­rém a compra, revenda, armazenagem e o transporte do café trouxeram progresso para a freguesia. Durante a Regência, num clima polí­tico de disputa entre ideias centralizadas (mo­narquia centralizada) e federalistas (autonomia política das províncias), foi criada em 1833, a Vila de Iguaçu formada pelas freguesias de N. Sra.da Piedade de Iguaçu (sede), N. Sra. da Piedade do Inhomirim, N. Sra. do Pilar do Igua­çu, Santo António de Jacutinga, São João de Meriti e N. Sra. da Conceição de Marapicu.
Em 1891 a sede do Município de Iguaçu é transferida para Maxambomba. Em 1916, por acharem feio este nome, mudaram para Nova Iguaçu, homenageando assim o berço do muni­cípio, a Nova (Vila) Iguaçu. A antiga Vila de Iguaçu caiu em abandono, per­manecendo assim até os dias de hoje. Do Município de Nova Iguaçu foram criadas sete cidades: Duque de Caxias (1943), S. João de Meriti (1947), Nilópolis (1947), Queimados (1990), Belford Roxo (1990), Japeri (1991) e Mesquita (1999).


ROTEIRO: “CONHECENDO NOSSAS CAPELAS E FREGUESIAS COLONIAIS”
- Capela de São Mateus de Nilópolis (1637)
- Freguesia de Santo Antônio da Aldeia de Jacutinga (± 1630)
- Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (1728)
- Capela Nossa Senhora de Guadalupe (1737)
- Capela Nossa Senhora Madre de Deus do Engenho da Posse (± 1760)
- Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu (1699)


ROTEIRO: “NOS CAMINHOS DO APÓSTOLO DA BAIXADA Pe. JOÃO MÜSCH”
- Igreja do Sagrado Coração de Jesus da Solidão (1928)
- Praça Getúlio Vargas, em Belford Roxo (onde o apóstolo celebrava a missa campal)
- Matriz Nossa Senhora da Conceição de Nilópolis (1941)
- antigo colégio São José (fundado pelo Pe. João Müsch)
- Matriz de Santo Antônio de Jacutinga (onde o Pe. João Müsch serviu durante 31 anos)
- Memorial Pe. João Müsch (na Cripta da Catedral)
- Colégio das Irmãs (fundado pelo Pe. João)
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Queimados (onde aconteceram vários fatos extraordinários)
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Japeri (1949)
- Matriz de São Pedro e São Paulo de Paracambi (1928)

Obs. Este é o roteiro mais longo. Pe. João Müsch, falecido em fama de santidade em 1965, percorria toda a Baixada a pé, dificilmente aceitando uma carona.


ROTEIRO: “Na caminhada com Dom Adriano Hypólito”
- Residência Episcopal, em Parque Flora (onde residiu durante 30 anos, hoje Seminário Propedêutico D. Adriano Hypólito)
- Mosteiro das Irmãs Clarissas (1983)
- Casa de Oração Frei Jordão Mai (1978 – antiga sede da Fazenda da Posse)
- Catedral de Santo Antônio de Jacutinga
- Memoria D. Adriano (na cripta da Catedral, onde encontra-se seputado)
- Centro de Direitos Humanos (hoje ocupado por Secretaria Municipal, atrás do Cemitério de Nova Iguaçu)
- Centro de Formação de Líderes , em Moquetá (1967, atualmente sede da Cúria Diocesana)
- Seminário Paulo VI (1986)



Fonte: jornal CAMINHANDO - informativo da Diocese de Nova Iguaçu – ano XIX – n.o 148 – fevereiro/2003- p. 10 (com atualizações de dados dos roteiros feitas em 2008 pelo Pe. Nelson Ricardo)

Nenhum comentário: