FESTA JUNINA NA IGREJA MATRIZ DE TINGUÁ






No dia 12 de junho de 2010, sábado, dia dos namora-dos e véspera da festa de Santo Antônio, acontecerá na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Tinguá, mais uma Festa Junina.
As festas juninas, no Brasil, sempre foram festas ligadas ao catolicismo, festejando os 3 grandes santos celebrados no mês de junho: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Também sempre foram festas familiares, em que pais e filhos participam com alegria. Festas que representam de maneira significativa a cultura nacional brasileira.
No entanto, nos últimos anos, as festas juninas foram descaracterizas, a começar pelo sentido religioso, ligado aos santos do mês, que nem mais são lembrados, sendo as festas desvinvuladas ao pouco das comnidades católicas e até realizadas em outras épocas, tendo seus nomes mudados para maínas, julinas, agostinas... perdeu o sentido familiar, tornando-se mais algazarras e comércio, com muita bebida e até violência, afastando, assim, as famílias desses eventos... perdeu o sentido de cultura brasileira, substituídas as vestes típicas caipiras por trajes ligados à cultura norte-americana; não mais uma festa junina, mas uma festa "country"... as tradicionais músicas sertanejas, muitas de cunho religioso, por outras expressões musicais de cunho malicioso e até pornográfico.
A festa junina na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Tinguá, quer ser uma verdadeira FESTA JUNINA, resgatando seu sentido original: quer ser uma festa cristã católica, recordando seus santos tradicionais de junho; uma festa familiar, em que os pais e os filhos possam participar com tranquilidade e alegria; uma festa com a culinária típica da época e a dança própria - a quadrilha; uma festa com os trajes típicos caipiras, da nossa cultura nacional brasileira; uma festa que, acima de tudo, una os irmãos na alegria de partilha da alegria de viver.
Assim, convidamos todos os católicos de Tinguá e todas as pessoas de boa vontade a participarem conosco desta festa. Haverá deliciosas comidas de festa junina, como milho cozido, pipoca e bolo de milho,pé-de-moleque, cocada, cachorro-quente, cuzcuz de tapioca, empadão, salgados e doces diversos, refrigerantes, cerveja e quentão, caldo de mocotó e de ervilha, pescaria para a criançada e o nosso brechó, que já está funcionando em uma das salas da casa ao lado da Igreja. E, como não podia faltar, nossa quadrilha improvisada, que foi um sucesso no ano passado: os casais se formam na hora e a quadrilha começa, cada um tentando dançar da melhor maneira possível; mas se errar, aí é que a gente se diverte.
PARTICIPEM DA NOSSA FESTA JUNINA, DIA 12 DE JUNHO DE 2010, A PARTIR DAS 19h00. VIVA A IGREJA CATÓLICA! VIVA A CULTURA NACIONAL! VIVA TODA FAMÍLIA CRISTÃ!

Um comentário:

Marisete Barbosa disse...

Muito bom. Sou católica e amo minha tradição e minha Igrej. Sou bem atuante nas atividades pastorais.
Parabéns pela programação...continuem firmes.
Grande abraço!