JUBILEU DE DIAMANTE DA IGREJA DE TINGUÁ



O dia 04 de novembro é data especial para a Igreja católica em Tinguá, pois no livro 1 de assentos de Batismo desta igreja, quando ainda não era Paróquia, encontra-se o registro dos 2 primeiros batizados realizados nesta igreja, em 1951. O primeiro, de Jenecy, filho de Vicente Mariano da Silva e de Marina Felix de Jesus, tendo por padrinhos Augusto José da Silva e Aldacy da Silva Moraes. O segundo, de Danilda, nascida a 03 de agosto de 1950, filha de Pasqual Rodrigues da Silva e Ruthe Caldes da Silva, tendo por padrinhos Antônio Rodrigues da Silva e Maria da Glória Mota da Silva. Ambos os batizados foram celebrados pelo Pe. João Evangelista Paauw.


No primeiro livro de assentos de Matrimônios da Igreja de Tinguá, os 2 primeiros registros referem-se a casamentos realizados em José Bulhões, ou seja, Vila de Cava. O primeiro registro de casamento realizado em Tinguá é o de número 3 no referido livro, acontecido no dia 15 de dezembro de 1951, quando, na presença do Pe. João Evangelista e das testemunhas Paulina Gonçalves Guerra e Antonio Jardim, deram-se em Matrimônio Carlos José da Silva e Amelina Ramos de Oliveira, ele com 18 anos, filho de Custódio José da Silva e de Hortencia Florinda de Jesus, nascido em Limeira de Muriaé, batizado na Freguesia dr Limeira, Diocese de Leopoldina, e residente em Tinguá; ela com 19 anos, filha de Juvelino Ramos de Oliveira e de Maria Ameilia (sic) de Oliveira, nascida em Tinguá, batizada na Freguesia de Inhaúma, Arquidiocese do Rio de Janeiro e residente em Tinguá.


Infelizmente, não achamos registro de quando começou a ser celebrada missa na Igreja de Tinguá, lembrando que ainda não existia nessa época a Diocese de Nova Iguaçu e que pertencíamos à Diocese de Barra do Piraí. Entretanto, existe uma folha avulsa no mais antigo livro de Tombo da nossa Paróquia, onde alguém de boa vontade e preocupado com a história da nossa igreja, registrou o que se segue:




OS ANTIGOS CONTAM ESTA HISTÓRIA




Antes de 1951, não existia Igreja católica construída em Tinguá; O padre visitava a comunidade local duas vezes ao ano para celebrar Missa, Batizados, Casamentos etc., nesta época improvisava-se um altar no colégio ou na Praça de Tinguá. Os mais antigos contam que muitas vezes o padre João Musch chegava a pé pois naquela época o único meio de condução era o trem "Maria Fumaça".


A construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição começou a partir do ano de 1.949 no terreno doado pelo Ministério da Agricultura, construída pelo administrador do Nucleo Joan Angelo e também com algumas contribuições da comunidade. O Construtor encarregado da obra foi o Sr. Carlinhos.


A partir de 1951 a Igreja começa a receber atendimento regular. Em 1960 foi criada a Diocese de Nova Iguaçu e o atendimento passa então a ser feito pela Catedral de Santo Antônio, depois pela Igreja de Parque Flora.


Em 1970 foi criada por decreto de Dom Adriano a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tinguá e chegaram as irmãs de Caridade da Santa Cruz....









Nenhum comentário: